quinta-feira, setembro 15, 2011

Entrevista com Empresário: JP BRAGA


"Perca com classe, vença com ousadia, por que o mundo pertence a quem se atreve!"(Charles Chaplin)

Citando umas das frases famosas do eterno comediante, ator, diretor e artista Charles Chaplin, a inspiração/aspiração estão presentes no corpo e alma dos profissionais como João Pedro. Braga

A Apresentação do publicitário e diretor, JP foi muito positiva quanto o compartilhamento de temas ligados ao que aprendemos em leitura por diversos meios, e a ótica prática de um profissional que lida diariamente com os desafios pertinentes a sua atividade.



Ele nos fez entender que é necessário entregar, no mínimo, o resultado esperado pelo seu cliente. E no máximo, apenas a imaginação poderá dizer. Isto é, apenas as variáveis de consumo e percepções dos usuários finais que ele busca atingir nos produtos de sua agência podem responder por algo comum a qualquer negócio de sucesso.

A busca pela superação.

Transportando suas experiências para realidade que convivemos de forma didática na faculdade e nossas próprias, sejam elas no ambiente corporativo ou social, acredito que minhas impressões consolidadas aos exemplos sinalizados por ele (campanhas motivacionais, comunicados internos e externos, mídias em redes sociais e acessoria de imprensa), posso sintetizar sua relevância em uma palavra...comunicação.



Simples, complexa, direta ou indireta, clara, oculta, atual ou atemporal. A comunicação certamente possue importância que abrange todos os níveis da sociedade. Independente do objetivo que está visando.

Com uma arquitetura pesada de informação presente em nosso "meio ambiente" ou atuando nesta verdadeira alfabetização visual, enquanto comunicação, é necessário basicamente o compromisso da entrega/entendimento da mensagem.



Os atores deste cenário devem assumir de fato seus papéis como locutores, interlocutores e receptores dos dados a serem multiplicados respeitando seu público-alvo/Target.

Provocando uma verdadeira sedução previsível, mas sem a responsabilidade da linguagem rebuscada. Respeitando a capacidade absorção deste conhecimento por todos.

Certamente não estou mentalizando uma utopia no sentido que todos somos obrigados a falarmos bem, e entendermos os demais, já que grande parte da população possue "dissonância cognitiva"(dizemos o que não pensamos).

Muitas vezes em atividades do nosso dia-a-dia nos vemos dizendo coisas quando na verdade estamos pensando em outras...

Acredito que a função da comunicação é esta. Trazer o máximo de pessoas para o mesmo nível de entendimento da mensagem.

Causando uma "harmonia" entre as fases da ignorância, do informado, para evolução dos que retêm nesta altura o conhecimento.

Novamente comentando sobre o trabalho do JP percebemos isto através da apresentação de vários comerciais feitos por sua empresa.

Com os mais diversos produtos a mensagem é capitadada de forma apropriada mesmo que o público tenha idades distintas, culturas heterogênias e poder econômico diferentes.

Isto é um indicador que o projeto em questão foi realizado com sucesso!

Agradecemos a oportunidade em ter contato com o JP que, generosamente, dividiu seu precioso tempo, saber e vivencias profissionais conosco!!!




ELABORADO POR:
ALAN BIONE